

A maratona de Agueda foi o meu 1º desafio em termos de maratona completa. Objectivo, chegar ao fim dos 78km e mais de 2000m de acumulado.
O dia estava óptimo para prática de desporto. Um dia meio solarengo meio nublado com temperaturas amenas a permitir efectuar o passeio relaxadamente. Os “prós” da maratona, federados e não federados, arrancaram as 9h30, dez minutos antes da meia-maratona para evitar engarrafamentos. Os primeiros 25km foram comuns a ambas opções (meia e maratona) até a praia fluvial do Alfusqueiro, zona de beleza natural e lazer muito apelativas (na foto). Ate aqui tudo muito rolante e a grande velocidade, muita descida rápida e estradões mais ou menos abertos. Depois é sempre a subir ate aos 300m de altitude, zona da separação das maratonas. A direita para a meia (para meninos) e a esquerda para a maratona (para rapazes).
Quando cheguei a essa bifurcação e apesar de estar destemido em seguir o objectivo inicial ainda ponderei ficar pela meia. Mas num golpe de maluqueira atirei-me para a maratona sozinho pois os meus compadres ligaram o turbo e deixaram-me desamparado. Mesmo assim arrisquei e la fui eu sempre a subir até aos 500m de altitude. Como a inclinação era aceitável fui sempre a pedalar em cima da “bina”. É um excelente treino de resistência pois são mais de 10km a subir desde o nível 0 até aos 500m. Depois veio a merecida descida alucinante a alta velocidade pois as curvas eram estilo “nascar” inclinadas ajudando na tracção nas curvas. Muito cool! Logo a seguir veio o calvário, nova subida desta feita ate aos 700m de altitude com inclinações dignas de um todo terreno. Fi-la até aos 500m onde fui apanhado pelos motards que estavam a “limpar” o trilho.
Acabei aí mesmo a aventura, numa zona de abastecimento, não por falta de vontade ou de ou de pernas (apesar dos músculos estarem bem durinhos) mas por falta de companhia pois seria uma seca fazer o resto da maratona sozinho. Fiz 35km, em 3h15, mais de 1000 de acumulado, cerca de metade do percurso.
Regressei a meta a alta velocidade em cima de uma pick-up Toyota hilux, do “Prledisente da Juntaa” . Ainda cheguei ao mesmo tempo do vencedor da maratona que passou mesmo ao meu lado a grande velocidade e separado por segundos do 2º classificado. Espectacular!
Para o ano vou fazer mesmo a completa, nem que leve um cão para fazer companhia, o amigo mais fiel do homem.
1 comentário:
Santos, obrigado pelos comentarios. Acho que o importante é participar e brincar com as nossas propias "desgraças". Acredita que me diverti tanto na maratona como a escrever este resumo. Forte abraço. Jorge
Enviar um comentário