Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Rescaldo - 2ª Biomaratona Rota dos Esteiros – Estarreja







Foi no dia 07 de Junho de 2009 que a equipa do Maia BTT Team, participou em mais uma prova, Rota dos Esteiros, organizada pelo, Grupo Recreativo Escola de Samba Trepa de Estarreja, http://www.desportotrepa.com/ , com espírito progressista nas suas prestações.
Apesar de várias contrariedades este grupo, contínua num calcorrear crescente do seu potencial jovem, sempre frenético, ocasionando, por vezes, algumas falhas no que toca a certas características clamadas num grupo.

Passavam pouco das 08:30H, quando irrompia pelo parque de estacionamento de Estarreja, a comitiva do Maia BTT Team, sem esconder a sua boa disposição matinal e alguma ansiedade.
O elemento responsável pela harmonia, detectou algum nervosismo entre alguns elementos. Caras pensativas, pouca zombaria, onde, até o tempo climático participou com uma valente chuvada, aquando se equipavam.

A sua participação seria, dois na maratona e os restantes para a meia, porém foi alterada a sua distribuição, ficando todos na meia maratona. Ficando-lhes cara esta alteração.
Já com os dorsais na sua posse, 212, 234, 327, 333, 350 e 422, instala-se o stress em três elementos, estimulado pelo cheiro a Partida, trazido pelo vento que se fazia sentir. Apressa-se os preparativos para se fechar as viaturas e seguir para a Abalada. Alguém dizia; - eles só começam às 09:30H - engano total, 09H em ponto e dava-se seguimento à prova.
Seriam uns 450 atletas em abalada total, numa localidade que estava em festa. (não sei qual).
Aqui já o Maia Btt Team se encontrava desarrumado, dois na frente de ataque e os restantes dispersos pelo pelotão. Saída em estrada, dando tempo para uma subida, que assustou alguns dos presentes, para dar entrada nos trilhos traçados pela organização, que mais não eram do que, excelentes caminhos para passear com a família num Domingo soalheiro.
Tudo era plano, sem grandes inclinações ou dificuldades. Inconveniente só mesmo a abertura das torneiras, lá do sitio de S. Pedro, na noite anterior e na própria manhã, amolecendo o terreno, originando uma viscosidade lodosa, que ao fim de poucas pedaladas, não só complicou o andamento, convertendo-o escorregadiço e pestilento, como também enchendo-nos de uma saudável lama.
Por ter sido um passeio de grande facilidade, no que toca ao grupo, não haverá muito que contar, para além de andar sempre disperso, não mudava a sua dificuldade nem casos que contar. Pedalar, pedalar…… igualando a paisagem ao percurso.
Os animais é que não ficaram pelos ajustes, uma excitabilidade aguda, provocou nos cavalos e vacas um desassossego, que alguns equídeos na passagem dos atletas, ameaçaram o atravessamento da via como forma de protesto, ficando-se por relinchos de aviso.
Saliente-se de igual forma o encontro provocado pela organização, nos que estavam em prova e nos que, simplesmente, optaram e bem, pelo passeio ORBI, da mesma organização. Lindo encontro este.
Já lá iam 49 Km quando alguns elementos, do Maia BTT Team, reencontraram-se no meio da tão inimiga areia. Festa total, só faltava mesmo o abraço de praxe, não pôde ser porque o passeio não acabava ali.
Imitando outros grupos que juntos cooperavam, promete-se que chegariam reunidos, de braço em ombro, à Meta mas o responsável logo desfez esta ideia, último seria mesmo ele e mais ninguém. Afinal ele só tem mesmo uma preocupação, zelar pelo sucesso dos seus tutelados.
Chegados os últimos metros da Meta, populares e, alguns, atletas recepcionam a chegada, com aplauso e gritaria. Mas gritaria??? Existe um motivo. Um dos elementos do Maia Btt Team, lançou-se num sprint com outro grupo. Destas é que o meu povo gosta, a ver quem bate quem.
Línguas de fora, folguedos esbaforidos, pernas que mais parecem pistões a darem-se pelas últimos metros que faltam para o término, gladiam-se por uns míseros metros, mas que alguma diferença fez. Nesta algazarra, terminam quase em empate, diferenciando-os por uns milésimos segundos.
Com alguns piropos lançados há equipe adversária, junta-se, aos únicos elementos do grupo que por ali estavam, sendo certo que os outros já se equipavam para rumarem a casa.
Assim era, lavada a bike e carregada no suporte do automóvel ruma-se a casa que se fazia tarde.
As prestações foram algo surpreendentes, ou seja, foram muito boas, fruto de pura concentração e vontade de vencer.
http://www.desportotrepa.com/resultados_btt_09.html
A prova não teria nada a apontar, não fosse alguma imaturidade, no que toca a classificações, por parte da organização.
Dois elementos do Maia Btt Team, que pelas alterações iniciais, viram-se desclassificados. Algo surpreendente e novo nestas lides.
Frustrante, para quem tanto se esforça em obter uma melhor classificação mesmo sem intenção do primeiro lugar.
O Maia btt team chega a uma conclusão. O seu nome já estremece algumas estruturas. Bom presságio este para o grupo.
Pairou um mau prenúncio também, dentro do próprio grupo, quando uns partem sem se despedirem dos outros, dando sensação de alguma instabilidade interna. É mau quando assim é, pois este grupo tem de pensar em uníssono, como é seu apanágio e não no individual.
Tarde não seria, mesmo faltavam elementos que ficaram-se pela meta a conversar com outros participantes.
Foi com esta atitude que o grupo não funcionou. Deveriam esperar pelo conjunto, vieram juntos, juntos partiam.
Para existir grupo tem obrigatoriamente de existir cooperação, nos bons e maus momentos. Coisas acontecem, não são por acaso.
Juventude.

O Sprinter




Alguns números:

16º - Dorsal 422 - Andre Teixeira - 1:56:43
97º - Dorsal 212 - Jorge Leite - 2:20:24
176º- Dorsal 350 - Mário Oliveira - 2:39:11
181º- Dorsal 327 - Helder Linhares- 2:40:53
--- - Dorsal 234 - Sergio Fernandes mp
--- - Dorsal 333 - António Santos mp

3 comentários:

Helder Linhares disse...

Só tenho a dizer que não gostei desta prova por muitas razões e mais nada digo e quem quiser que preencha o resto. Tamanho é o meu desagrado que até me apetece pedir o meu rico dinheirinho de volta.
Cump,
hlinhares

Helder Linhares disse...

Ao Sprinter mais uma vez Obrigado.
Se não és tu.... isto não muda. :)

Anónimo disse...

por causa de atrasos de uns padeceram outros q assumiram esta prova como um 1 evento de cariz competitivo e com conhecimento do proprio mister.De resto esta equipa ja havia alinhado nesta competiçao no ano transato ao abrigo da mm organizaçao. Portanto obrigado ao sprinter e suas parteneres por terem tratado de suas toilettes debaixo de chuva com toda a sua pompa e circunstancia que lhes é apanagio enqto o chefe de fila e seus gregarios arrefeciam seus motores durante o festival.obviamente q arrancaram de uma posiçao menos favoravel, levando a q o chefe de fila fosse obrigado a lançar-se num sprint perigoso para alcançar os restantes companheiros na testa da corrida.afinal de contas isto era prova ou era 1 passeio? Na perspectiva de prova de facto a uniao nao se perdeu na instancia a q se refere o sprinter mas sim na perspectiva aqui apresentada. portanto mais uma vez e como naturalmente e apanagio dos sprinters «too much muscle, no ...» Ainda assim, e sem ter lido mais do q 10% do q foi escrito sobre esta PROVA, tenho a dizer menos fuking drama e mais fuking tolerancia, e mais tenho a dizer, ligthen up os comentarios q roçam o depreciativo qd infundado.Afinal de contas somos todos irmaos q partilham o gosto por esta merda.