O número de utentes da bicicleta nas cidades do Porto e de Lisboa tem vindo a aumentar.
Em Portugal há um défice de mobilidade sustentada. Quem o afirma é a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tudo tem feito para contrariar esta tendência. E até já tem resultados práticos.
O número de utentes da bicicleta nas cidades do Porto e de Lisboa tem vindo a aumentar. "Nos últimos nove anos houve um aumento de 75% de utilizadores de bicicleta só na cidade de Lisboa, de acordo com um inquérito recentemente realizado. Os números ainda não são significativos,mas constituem um indicador do crescimento que o uso da bicicleta tem tido", disse Bruno Tavares da FPCUB.
O responsável falava no decorrer da cerimónia de abertura da Semana da Mobilidade, ocorrida ontem em Lisboa, e durante a qual foram entregues os prémios "Mobilidade em Bicicleta", em diversas categorias, a várias entidades (entre as quais o "Jornal de Notícias", na vertente Comunicação Social).
Referindo-se ao crescimento do número de utilizadores dos velocípede, Bruno Tavares defendeu que este "é representativo do potencial que o uso da bicicleta como meio de transporte pode assumir se forem criadas mais facilidades à sua circulação".
"Encorajar o uso da bicicleta, além de contribuir para uma redução de poluentes e seus efeitos, ajuda igualmente a cumprir os objectivos da "Agenda 21", adiantou. Para este membro da FPCUB não restam dúvidas de que a escolha da bicicleta como meio de transporte "é uma aposta numa política sustentável do ponto de vista da saúde pública".
Reconhecendo que o esforço na criação de condições que promovam a utilização dos velocípede "tem sido feito essencialmente pelas autarquias" a federação acabou por distinguir duas delas (as câmaras municipais de Lisboa e de Murtosa) com os prémios mobilidade deste ano. O prémio para a autarquia lisboeta foi justificado "pelas recentes medidas adoptadas ao retomar a promoção e o uso da bicicleta" enquanto que Murtosa foi distinguida "pela construção de infra-estruturas integradas de ciclovias" que terão levado já a que 11% da população seja utilizadora frequente da bicicleta como meio de transporte.
Recorde-se que ontem, para assinalar o início da Semana da Mobilidade, os transportes urbanos de Lisboa e do Porto eram gratuitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário