Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Adeptos da bicicleta são cada vez mais........

O número de utentes da bicicleta nas cidades do Porto e de Lisboa tem vindo a aumentar.
Em Portugal há um défice de mobilidade sustentada. Quem o afirma é a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que tudo tem feito para contrariar esta tendência. E até já tem resultados práticos.
O número de utentes da bicicleta nas cidades do Porto e de Lisboa tem vindo a aumentar. "Nos últimos nove anos houve um aumento de 75% de utilizadores de bicicleta só na cidade de Lisboa, de acordo com um inquérito recentemente realizado. Os números ainda não são significativos,mas constituem um indicador do crescimento que o uso da bicicleta tem tido", disse Bruno Tavares da FPCUB.
O responsável falava no decorrer da cerimónia de abertura da Semana da Mobilidade, ocorrida ontem em Lisboa, e durante a qual foram entregues os prémios "Mobilidade em Bicicleta", em diversas categorias, a várias entidades (entre as quais o "Jornal de Notícias", na vertente Comunicação Social).
Referindo-se ao crescimento do número de utilizadores dos velocípede, Bruno Tavares defendeu que este "é representativo do potencial que o uso da bicicleta como meio de transporte pode assumir se forem criadas mais facilidades à sua circulação".
"Encorajar o uso da bicicleta, além de contribuir para uma redução de poluentes e seus efeitos, ajuda igualmente a cumprir os objectivos da "Agenda 21", adiantou. Para este membro da FPCUB não restam dúvidas de que a escolha da bicicleta como meio de transporte "é uma aposta numa política sustentável do ponto de vista da saúde pública".
Reconhecendo que o esforço na criação de condições que promovam a utilização dos velocípede "tem sido feito essencialmente pelas autarquias" a federação acabou por distinguir duas delas (as câmaras municipais de Lisboa e de Murtosa) com os prémios mobilidade deste ano. O prémio para a autarquia lisboeta foi justificado "pelas recentes medidas adoptadas ao retomar a promoção e o uso da bicicleta" enquanto que Murtosa foi distinguida "pela construção de infra-estruturas integradas de ciclovias" que terão levado já a que 11% da população seja utilizadora frequente da bicicleta como meio de transporte.
Recorde-se que ontem, para assinalar o início da Semana da Mobilidade, os transportes urbanos de Lisboa e do Porto eram gratuitos.

Sem comentários:

Arquivo do Blogue