Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Maia BTT Team no Luso Galaico 2009

Maia BTT Team no Luso Galaico

Na semana que antevia uma das maiores provas de BTT cá pelo Norte, já o grupo, Maia Btt Team, fervilhava na inocência do querer amadurecer nestas lides. São jovens com potencial que, com apoio em toda a sua amplitude competitiva e pessoal, podem alcançar uma circunspecção em provas de maior visibilidade Nacional e Regional. A emoção era tal que, à última da hora um dos elementos, me alerta da sua decisão em alterar o rumo dos acontecimentos, desafiando a vontade do querer e do desconhecido.

Foi com este espírito que, ao já mítico Luso Gálico 09, disseram presente, 1700 atletas dos vários quadrantes etários de ambos os sexos. Em ambiente de euforia, fustigado pelo fortíssimo vento que se fez sentir durante o dia, em Esposende, chegam, com a insolência própria do ansioso momento, os elementos do grupo, Maia BTT Team. Com algum atraso na chegada ao local do encontro, causado pelo sempre contestável dorminhoco, descarregam-se as Bikes ao som de comentários, furtivos mas reflectidos, de uma semana de trabalho.





O chegar cedo, diziam eles, era para o posicionamento na meta, significando um melhor arranque para a prova. Chegados á partida, já era tal o maralhal que até a mim me impressionou ver tanta bike, e, muitos rostos conhecidos, tanta vontade em arrancar um melhor tempo.
A minha participação foi de apoio á equipa. Dorsal 0. Não andei de bike, com o intento de, com a minha presença, empreender um espírito competidor de equipa, onde cada um deles sentisse, no antes, durante e pós-prova, o eu.





Ás 09h45m, dava-se início ao evento, colocado estrategicamente, incentivava os pupilos, mas no meio de tanto pedal, nem me ouviram. Bom sinal, me davam. Concentração ao máximo. Maravilhei-me com esta resposta.
Para mim, o tempo correu depressa, só mesmo tomar um café, dar umas últimas atenções aos stands lá expostos. O speaker anuncia a chegada dos primeiros atletas, eram 11h15m. Coloco-me tacticamente na curva de chegada, para ver com olhos de ver, a performance dos “meus” atletas.



Eram 11h45m chega com, 1h57m o dorsal 1386/45km. Consigo somente tirar-lhe uma foto, pois não tenho dotes para multimédia. Azar rapaz, mas estiveste bem. Acompanhei-o ao carro, por sentir frio e uma cãibra, pensando eu que teria tempo de ver os outros chegar, que se atrasariam um pouco mais. Erro colossal, com 2h17m, chegam e ligam-me, “zangados”, por não estar na meta. Desiludido ouvi e calei. Ultrapasso este sentimento para dar largas à alegria do feito. Num ambiente medido, aceitam as saudações merecedoras da ocasião e abraços que lhes desferi. Passado esta recepção, é tempo de saber do aventureiro. Onde estava o elemento do dorsal 842?!! Com interrogações e suspeitas, dirijo-me à meta, falar com os responsáveis, à procura de respostas deste pupilo. Nada sei a não ser que, ainda não tinha chegado. Mentalizei-me da alteração despertada na partida. Tinha decidido fazer a maratona, apesar dos meus apelos, da não interiorização ao desconhecido, ele seguiu para a aventura.
Os restantes elementos, devido à fome, solicitaram-me que fosse comer, mas eu aguardei a sua chegada e mandei-os almoçar.



Chegavam as 15h00, dava entrada na meta, o desobediente, dorsal 842,com 4h55m concluídos. Acompanhado, com outros participantes, acaba por ser o mais acolhido porque juntos o esperávamos. Desço-o da bike - miminhos claro - e, sem antes lhe ter dado na cabeça, verifico que se encontra bem fisicamente, mas como eu previa o mental não seria dos melhores. Difícil… dizia ele com ar triunfador – consegui; e bem porque era a sua primeira experiência neste terreno. Mais um que me deixava orgulhoso ante o tempo em prova e mediante as condições em que ele decidiu fazer-se aos 80km.
O júbilo era geral. Senti e vi em cada rosto, orgulho, dever cumprido e um especial agradecimento ao apoio tido.

Feita uma auto-reflexão, mesmo com umas dores na boca do estômago provocadas por ansiosos momentos, duma experiência nova para mim, de ser simplesmente uma testemunha dos acontecimentos, recebo como resposta, de todos em uníssono, as suas melhores prestações, no cômputo da prova em grupo.


Neste Luso Galaico, com o desconfortante vento, tudo correu pelo melhor. Uma organização sem mácula, maratona, meia – maratona, exigente no seu percurso mas sem acidentes. Para o ano lá estaremos, mais maduros, mais competitivos e mais organizados. Fica a promessa de quem quer que assim seja.
É com espírito de sacrifício e camaradagem de conjunto, que nos levarão a outras ambições, basta para isso, dentro da vontade do querer e do ganhar, pensar em grupo.


O dorsal 0 (O nosso Grande MISTER)


Alguns números no evento:
- Meia-Maratona 40 km,
1386ANDRE LUIS SOEIRO TEIXEIRAMaia
3301:57:35
847JORGE ANÍBAL DE ANDRADE LEITEMaia19102:17:23
727HELDER LINHARESVermoim - Maia19202:17:28
1410MÁRIO FILIPE FERREIRA OLIVEIRAGueifães - Maia21102:19:01
1094JOEL RICARDO NOGUEIRA DA COSTABarcelos80203:25:54

- Maratona 80 km,
842SERGIO FERNANDO S FERNANDESMaia
12704:55:13



2 comentários:

Helder Linhares disse...

Dorsal 0 estás de parabéns eu não fazia uma descrição melhor!!!! Um abraço para todos os meus amigos.
;)

Jorge Leal disse...

Que seria de um livro se lhe faltasse uma página? ou a gota que falta para fazer um oceano?...a narração do Dorsal 0 é a resposta a todas estas, e outras equivalentes, questões.
Parabéns, uma equipa constroe-se assim