- Para desmotivar o uso do automóvel, ajudou a existência de algum ordenamento do estacionamento no centro;
- No sector do controlo do tráfego de atravessamento, destaca-se a existência de via alternativa para descongestionamento do trânsito;
-Para a promoção de meios de transporte alternativos, há já medidas especiais para facilitar a movimentação a pé e medidas para facilitar o acesso a deficientes; - Na área da gestão de centros urbanos, existem pequenas zonas para peões; - Noutras áreas, destaca-se a existência de bicicletas gratuitas no aeródromo e de um guia de percursos pedestres urbanos. |
As próximas etapas do Município Maiata para incentivar a mobilidade a pé e de bicicleta irão concretizar-se em medidas que se alargarão por 14,1 km de extensão:
- Reconversão de um troço da linha do Minho da CP que foi abandonado com a construção do Metro do Porto;
- Criação de novos percursos pedestres para além dos dois que já publicou em guia. Note-se que este projecto não envolve propriamente uma melhoria das condições físicas à mobilidade.
- Alargamento da actual rede de zonas pedestres e cicláveis entre a futura ciclovia da Maia e a marginal de Matosinhos, conseguindo-se assim eliminar descontinuidades com esta última.
O Projecto “Futuro Sustentável” prevê igualmente a criação e extensão de ciclovias e percursos pedestres em vários concelhos da Área Metropolitana do Porto, como se observa no mapa abaixo:
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