Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

XCM INTERNACIONAL - VILA DO CONDE

PERCURSO DA MARATONA --- XCM INTERNACIONAL – VILA DO CONDE
 Mais informações em  http://www.cm-viladoconde.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=53887

Distância - 82 km      Altimetria - 1411 mt de acumulado
Caro bttista,
O percurso da Maratona tem inicio em Vila do Conde, junto ao pavilhão de Desportos, seguindo pela ER 206 até Touguinhó, onde se iniciam os trilhos que ligam esta freguesia a Rio Mau. Aqui, um espectacular carrossel de sobe-e-desce na encosta da serra que divide esta freguesia de S. Pedro de Rates, encontra-se a primeira dificuldade da prova. Após este inicio, misto de beleza e dureza, os Caminhos de Santiago, em direcção oposta, servirão de trajecto à XCM internacional – Vila do Conde, entrando na freguesia de Arcos que nos brinda com simpáticos caminhos rurais antecipando os trilhos de acesso à Cividade de Bagunte. Surge, então, a segunda dificuldade do percurso, explorando as várias opções de subida ao ponto mais alto deste local de interesse arqueológico e histórico. Conquistada a Cividade, vamos até Parada, entre caminhos agrícolas e estradas secundárias e em Ferreiró seguimos pelo estradão paralelo ao rio Ave até Bagunte, mais concretamente à Ponte Românica D. Zameiro permitindo atravessar o Ave e entrar na freguesia de Macieira. Nesta freguesia entramos em trilhos agradáveis, com vegetações e arborização distintas, impondo-se a travessia de um pequeno regato e passagem por algumas típicas habitações aí situadas. Após alguns minutos em estradas secundárias e trilhos em estradão, o percurso, já na freguesia de Fornelo, leva-nos para um espectacular single track encostado ao rio Ave, no qual se deve ter a maior prudência. Findo o single track ruma-se em direcção ao centro de Fornelo, mas antes de lá chegar, vai-se novamente em direcção ao rio Ave, surgindo a terceira dificuldade da prova, a escalada ao Monte do Meco. Aqui surge uma agradável sequência de trilhos e vistas fabulosas de todo o Concelho, levando-nos a passar por Macieira até chegar a Vairão. De Vairão, parte-se em direcção a Canidelo por entre trilhos florestais e caminhos agrícolas, entrando de seguida em Guilhabreu, onde se percorre parte da pista de XCO ali criada para as provas desta modalidade de BTT. Malta é a freguesia seguinte que nos apresenta o Largo das Cruzes antes de entrar nos estradões até Gião, onde iremos usar a ponte improvisada e os trilhos do percurso das 3 horas de BTT de Gião de 2011. Passada a ponte e trilhos, dirigimo-nos para Vairão, visualizando a Capela de Santo Ovídio que antecipa em poucos minutos a entrada, novamente, em Macieira. O percurso segue em estradões que em tempo de inverno e chuva alagam bastante, criando autênticos lagos, e já em Fajozes, numa sequência de trilhos de florestação e piso mistos chegamos a Árvore, com um ambiente mais urbano. De Árvore seguimos rumo a Retorta, recebendo-nos no Largo de Mourão e nos leva até ao rio Ave, onde se entra num single track, inicialmente florestal e posteriormente no meio de um campo de milho, atingindo dessa forma a freguesia de Azurara, terra dos chocolates. Aqui, após uma pequena subida, o agradável cheiro a chocolate invade-nos e dessa forma esquecemo-nos que já temos cerca de 80 km percorridos. Após a subida ao Monte de Santana, descemos em direcção a Vila do Conde para, sempre junto ao rio e na Avenida do Ave, nos dirigirmos para a zona de meta, sempre com a vista presente do Mosteiro de Santa Clara e do Aqueduto.
 Nota: Para quem quiser o track em gps eu tenho-o é só pedir para linhares78@gmail.com assim vão começando a treinar para o dia do evento :)