Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DOURO BIKE RACE 2011 - O EVENTO DO ANO

Meus caros camaradas,
Ora cabe a mim, único participante do grupo no Douro Bike Race 2011, fazer o rescaldo da prova. Esta prova épica é constituída por 3 dias, 3 montanhas e 3 etapas. Eu inscrevi-me na modalidade mais modesta, “RIDE”, 56km com 1300 acumulado, coincidente com parte da Etapa 2. Não quis arriscar ficar sentado na bike 10 horas, pois a etapa total eram 90km e um acumulado de meter medo.
O posto de comando foi em Amarante assim como a partida da prova. O dia foi solarengo e apto para pedalar. A prova iria circundar a serra do Marão. Os 90km (Etapa 2) foram ate ao Alvão, mais precisamente às fisgas do Ermelo.
Foram desde a partida 20 km sempre a subir até aos 800 metros de altitude a uma cadência regular e com um piso rolante. Passamos por algumas aldeias pitorescas onde fomos brindados com um abastecimento numa delas. As paisagens nestes locais são fabulosas. É preciso é ter cuidado e não se distrair pois as ravinas são íngremes. A partir daqui, mais ou menos ao km 25 começam os trilhos cheios de calhaus e descidas dignas de um filme de terror. Muita pedra e o pneu nem chega a tocar na terra.
Com tanto calhau partiu-se me o cabo do desviador traseiro e fiquei engatado na mais pesada. Como era a descer, deu para remediar. Após 5km a descer parei numa aldeia no meio do nada onde um bombeiro me resolveu o problema mecânico, tendo demorado 10 minutos a bater de porta em porta para arranjar um alicate. Remendo feito, fiquei agora encravado nas mudanças mais leves. Nada de mau uma vez que se avizinhavam umas subidas muito íngremes e técnicas também.
Descemos ao rio olo onde atravessamos uma pitoresca ponte de arame (ver foto). Aquilo abanava por tudo quanto e lado pelo que não fiquei muito tempo em cima dela. Daqui ate ao próximo abastecimento foi quase passeio pedestre pois a subida era muito íngreme e cheia de… mais calhaus. Alias, calhaus eram uma constante.
Os 15 km’s finais foram mais ou menos rolantes com descidas espectaculares e algumas subidas íngremes para completar os 1300 de acumulado…hehehe
Já no final atravessamos o rio Tâmega a pé e com a bina as costas (ver foto). Foi muito bom pois a água estava fria e deu para refrescar os músculos para a última subida ate à ciclovia. Daqui em frente eram 4km a descer ate à meta tendo atravessado outra vez o rio Tâmega desta feita através de uma represa.
Chegada a meta muito reconfortante por ter acabado apesar do problema técnico. Finalizei em 5h14m com o meu companheiro de equipa. Tempo de movimento 4h30m.
Foi para mim o passeio mais bonito do ano, quiçá, de todos os tempos. Para além da paisagem, os trilhos são excelentes para o BTT. Singletracks qb e descidas alucinantes. Ainda por cima aqui tão perto. Merece no mínimo uma visita anual. Concluindo, um dia fabuloso de BTT.

Sem comentários: