Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Doping nas Voltas de Cadetes e Juniores


João Pinto e Daniel Freitas, ambos ciclistas da Silva & Vinha/ADRAP, vencedores respectivamente da Volta a Portugal de Cadetes e Juniores, tiveram controlos anti-doping positivos, com resultados confirmados pela contra-análise, segundo o jornal A Bola. E mais positivos podem estar a caminho… nos veteranos, faltando apenas a contra-análise.

“Até já ‘dopam’ miúdos!” e “andam criminosos a matar o ciclismo” são dois títulos que se podem ler na capa do jornal A Bola de hoje, dois títulos que dificilmente poderiam ser mais explícitos e verdadeiros.

A história pode ser contada em pouco tempo mas nunca será esquecida. João Pinto, cadete da ADRAP, e Daniel Freitas, júnior da mesma equipa, venceram as Voltas a Portugal dos seus escalões… com a ajuda de drogas proibidas no desporto, o chamado doping.

Por se tratarem de jovens, a Federação Portuguesa de Ciclismo agiu com cautela e conseguiu que apenas depois da contra-análise a notícia se tornasse pública, mas o segundo teste confirmou o resultado do primeiro. Agora, os dois jovens ficam sujeitos e graves suspensões, o que destruirá duas promissoras carreiras, carreiras essas que, pelos vistos, não foram criadas de forma limpa. Importante é também saber o que acontecerá aos responsáveis, uma vez que alguém colocou em perigo a vida de dois jovens, um de 16 anos e outro de 18. O doping mata, mas nalgumas mentes a vida de um miúdo vale menos do que uma taça e uma ida ao pódio.

De referir ainda que João Pinto foi campeão nacional de contra-relógio uma semana antes da Volta. Essa vitória torna-se agora suspeita, como todos os outros resultados que fizeram destes dois os vencedores dos rankings nacionais dos seus escalões, títulos que agora perderão, tal como todos os resultados conquistados posteriormente aos controlos positivos. Um dos resultados que Daniel Freitas perderá é o 5º lugar obtido no Campeonato Mundial.

Estes controlos positivos surgem no ano em que a Fullsport assumiu a organização das duas provas, apostando forte na luta ao doping. Aliás, a Fullsport criou também a Volta a Portugal de Masters, que, também segundo A Bola, teve dois controlos positivos, aguardando-se os resultados da contra-análise.

Informação retirada de: Ciclismo Digital

1 comentário:

sergio fernandes disse...

SÓ DIGO O SEGUINTE:TRISTE,MUITO TRISTE