Apresentação da Equipa

Encontro-->Todos os domingos ás 08h30 em frente da Câmara Municipal da Maia.

Somos um grupo de BTT amador que existe desde Outubro de 2007, constituída por um grupo de Amigos que valoriza a prática deste desporto e as voltas domingueiras no norte país. A equipa terá como objectivos para o ano de 2012/2013 adquirir novos elementos. Queremos fazer crescer ainda mais este grupo, se gostas de BTT e te identificas com o conceito saudável e de companheirismo com o qual nos identificamos aparece, serás bem recebido.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Inscrições abertas 5 CUMES - Barcelos

www.btt5cumes.com

Inscrições abertas

Cartaz_5CUMESpx.png

Atentamente,

Amigos da Montanha

AMIGOS DA MONTANHA

montanhas de aventuras para sentir!

Rua Custódio José Gomes Vilas Boas, 27

4755-059 Barcelinhos

Telf.: 253 831 647

Fax: 253 837 020

E-mail: info@amigosdamontanha.com

Web: www.amigosdamontanha.com

Raid BttAlfenense

Raid BttAlfenense

Com as férias à porta, grupos, como o
http://bttalfenense.blogs.sapo.pt/, persistem em não dar tréguas aos muitos amantes do pedal, espalhados cá pelo burgo, incitando o seu amor pela modalidade, com pequenos raids, que de pequenos só mesmo em presenças, os tornam grandes pelas perfeitas organizações.

Aconteceu este Domingo, (09.06.28), com MaiaBttTeam a apresentar-se em Alfena, para o 1º Raid do clube, numa perspectiva da sua promoção betetista e angariação de sócios.
Com dois elementos de férias e um dorminhoco, o grupo representou-se pelos restantes.
O sempre irregular dorminhoco, ficou-se pelos lençóis ignorando as variadíssimas chamadas telefónicas, de quem esperou até às 08h.30 no ponto de partida para o evento.

Chegados ao local e realizado o respectivo check-in, nos 80 inscritos, deu-se inicio à partida, para um percurso de, 35km, dificuldade média. Havia alguém que nos dizia que era um passeio para limpar as ruas de Alfena.
Passeio era, não tendo contagem de tempos, mas a dificuldade anunciada foi um pouco inocente por parte da organização, que para quem não estava preparado, se deparou com alguma dureza, sentindo-se algo como, “atraiçoado” pela informação. (penso)

Os montes, de Valongo, (marco geodésico), Vilar de Luz e Stº Tirso, com subidas íngremes e descidas de igual parâmetro, deliciaram os presentes, mesmo os mais conhecedores do terreno, com a colaboração do tempo a prometer chuva, deu um ar mais atractivo e fresco para as dificuldades encontradas.
E foi no início, penso que todos agradeceram, à chuvinha caída no instante de uma subida, quando já não haviam poros secos, num corpo ainda mal aquecido.

Os Team’s partiram juntos, separando-se na entrada do monte. Desta feita contrariou o anterior evento, portando-se à altura de um GRUPO que espera na partida e na chegada pelos restantes. Bonito.

Foi um passeio normal, sem incidentes, com algumas desistências, bem organizado, bom apoio durante e pós passeio, mas o MaiaBttTeam, valoriza as recepções e foi o que aconteceu, uma recepção sem mácula. Boa disposição entre os elementos da organização, atenção e preocupação para com os participantes. Motivo de reparo.

De reparo foi também, a participação de um grupo de Bombeiros, que para além do seu propósito oficial, prestar auxílio quando solicitado, juntaram o útil ao agradável. Prontos para um socorro como também para o pedal e de mochila às costas participaram no passeio. Sou testemunha de como estavam muito bem preparados, fisica e tecnicamente.

Foi sem dúvida um bom contributo por parte do MaiabttTeam, que apesar de o tempo em prova não contar, fez uma excelente participação, de 2h18m, saindo de Alfena ciente da colaboração prestada na promoção e divulgação de um clube com carácter e futuro num qualquer monte perto do pedal.

Resta aguardar pelos restantes em férias, para que outros partam com o mesmo destino e assim, o MaiaBttTeam não parar nem adormecer no aconchego de um sofá.
O Alfenense

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Meia Maratona Extreme Lagares(RESCALDO)

No dia 14-06 realizou-se a meia maratona de Lagares,Penafiel,que consistia em 2 percursos,um de 25 km e outro de 40 km.Parti sozinho para esta aventura,pois alguns amigos de equipa estavam dispersos por varios eventos.Eram 8h15m chegava á simpática freguesia de Lagares,levantei o respectivo dorsal(203)ainda tive 3 encontros imediatos com conhecidos destas andanças(dlp)e ás 9h32m tinha inicio a prova logo com uma subida para selecionar um pouco estando eu bem colocado e assim fiquei ate ao km 13,praticamente sempre a subir,altura MARCANTE DA MINHA CURTA VIDA BTTISTA,uma violenta queda num riacho,caindo de cabeça sendo salvo pelo magnifico capacete,que chegou a estalar,a pedra ainda se queixa.QUANDO ME LEVANTEI AINDA NAO SABIA BEM O QUE ME TINHA ACONTECIDO.Meio atordoado confirmei apenas uma dor de cabeça,e um braço todo dorido,pelo que foi com grande esforço e dor que fui até ao fim,sem perder nunca a noçao competitiva da prova,embora cauteloso.No final,24º lugar nos durissimos 26km em 300 participantes com o tempo de 1h53m.Nota excelente para a organizaçao dos amigos do pedal,com reforço alimentar raramente visto neste tipo de provas,mais parecendo a feira das tasquinhas tal a quantidade e variedade de comida com qualidade,e tambem o percurso bem sinalizado nao descurando cuidados nenhuns.PROVA A REPETIR SEM DUVIDA. "O GREGARIO"

terça-feira, 9 de junho de 2009

Rescaldo - 2ª Biomaratona Rota dos Esteiros – Estarreja







Foi no dia 07 de Junho de 2009 que a equipa do Maia BTT Team, participou em mais uma prova, Rota dos Esteiros, organizada pelo, Grupo Recreativo Escola de Samba Trepa de Estarreja, http://www.desportotrepa.com/ , com espírito progressista nas suas prestações.
Apesar de várias contrariedades este grupo, contínua num calcorrear crescente do seu potencial jovem, sempre frenético, ocasionando, por vezes, algumas falhas no que toca a certas características clamadas num grupo.

Passavam pouco das 08:30H, quando irrompia pelo parque de estacionamento de Estarreja, a comitiva do Maia BTT Team, sem esconder a sua boa disposição matinal e alguma ansiedade.
O elemento responsável pela harmonia, detectou algum nervosismo entre alguns elementos. Caras pensativas, pouca zombaria, onde, até o tempo climático participou com uma valente chuvada, aquando se equipavam.

A sua participação seria, dois na maratona e os restantes para a meia, porém foi alterada a sua distribuição, ficando todos na meia maratona. Ficando-lhes cara esta alteração.
Já com os dorsais na sua posse, 212, 234, 327, 333, 350 e 422, instala-se o stress em três elementos, estimulado pelo cheiro a Partida, trazido pelo vento que se fazia sentir. Apressa-se os preparativos para se fechar as viaturas e seguir para a Abalada. Alguém dizia; - eles só começam às 09:30H - engano total, 09H em ponto e dava-se seguimento à prova.
Seriam uns 450 atletas em abalada total, numa localidade que estava em festa. (não sei qual).
Aqui já o Maia Btt Team se encontrava desarrumado, dois na frente de ataque e os restantes dispersos pelo pelotão. Saída em estrada, dando tempo para uma subida, que assustou alguns dos presentes, para dar entrada nos trilhos traçados pela organização, que mais não eram do que, excelentes caminhos para passear com a família num Domingo soalheiro.
Tudo era plano, sem grandes inclinações ou dificuldades. Inconveniente só mesmo a abertura das torneiras, lá do sitio de S. Pedro, na noite anterior e na própria manhã, amolecendo o terreno, originando uma viscosidade lodosa, que ao fim de poucas pedaladas, não só complicou o andamento, convertendo-o escorregadiço e pestilento, como também enchendo-nos de uma saudável lama.
Por ter sido um passeio de grande facilidade, no que toca ao grupo, não haverá muito que contar, para além de andar sempre disperso, não mudava a sua dificuldade nem casos que contar. Pedalar, pedalar…… igualando a paisagem ao percurso.
Os animais é que não ficaram pelos ajustes, uma excitabilidade aguda, provocou nos cavalos e vacas um desassossego, que alguns equídeos na passagem dos atletas, ameaçaram o atravessamento da via como forma de protesto, ficando-se por relinchos de aviso.
Saliente-se de igual forma o encontro provocado pela organização, nos que estavam em prova e nos que, simplesmente, optaram e bem, pelo passeio ORBI, da mesma organização. Lindo encontro este.
Já lá iam 49 Km quando alguns elementos, do Maia BTT Team, reencontraram-se no meio da tão inimiga areia. Festa total, só faltava mesmo o abraço de praxe, não pôde ser porque o passeio não acabava ali.
Imitando outros grupos que juntos cooperavam, promete-se que chegariam reunidos, de braço em ombro, à Meta mas o responsável logo desfez esta ideia, último seria mesmo ele e mais ninguém. Afinal ele só tem mesmo uma preocupação, zelar pelo sucesso dos seus tutelados.
Chegados os últimos metros da Meta, populares e, alguns, atletas recepcionam a chegada, com aplauso e gritaria. Mas gritaria??? Existe um motivo. Um dos elementos do Maia Btt Team, lançou-se num sprint com outro grupo. Destas é que o meu povo gosta, a ver quem bate quem.
Línguas de fora, folguedos esbaforidos, pernas que mais parecem pistões a darem-se pelas últimos metros que faltam para o término, gladiam-se por uns míseros metros, mas que alguma diferença fez. Nesta algazarra, terminam quase em empate, diferenciando-os por uns milésimos segundos.
Com alguns piropos lançados há equipe adversária, junta-se, aos únicos elementos do grupo que por ali estavam, sendo certo que os outros já se equipavam para rumarem a casa.
Assim era, lavada a bike e carregada no suporte do automóvel ruma-se a casa que se fazia tarde.
As prestações foram algo surpreendentes, ou seja, foram muito boas, fruto de pura concentração e vontade de vencer.
http://www.desportotrepa.com/resultados_btt_09.html
A prova não teria nada a apontar, não fosse alguma imaturidade, no que toca a classificações, por parte da organização.
Dois elementos do Maia Btt Team, que pelas alterações iniciais, viram-se desclassificados. Algo surpreendente e novo nestas lides.
Frustrante, para quem tanto se esforça em obter uma melhor classificação mesmo sem intenção do primeiro lugar.
O Maia btt team chega a uma conclusão. O seu nome já estremece algumas estruturas. Bom presságio este para o grupo.
Pairou um mau prenúncio também, dentro do próprio grupo, quando uns partem sem se despedirem dos outros, dando sensação de alguma instabilidade interna. É mau quando assim é, pois este grupo tem de pensar em uníssono, como é seu apanágio e não no individual.
Tarde não seria, mesmo faltavam elementos que ficaram-se pela meta a conversar com outros participantes.
Foi com esta atitude que o grupo não funcionou. Deveriam esperar pelo conjunto, vieram juntos, juntos partiam.
Para existir grupo tem obrigatoriamente de existir cooperação, nos bons e maus momentos. Coisas acontecem, não são por acaso.
Juventude.

O Sprinter




Alguns números:

16º - Dorsal 422 - Andre Teixeira - 1:56:43
97º - Dorsal 212 - Jorge Leite - 2:20:24
176º- Dorsal 350 - Mário Oliveira - 2:39:11
181º- Dorsal 327 - Helder Linhares- 2:40:53
--- - Dorsal 234 - Sergio Fernandes mp
--- - Dorsal 333 - António Santos mp

terça-feira, 2 de junho de 2009

Rescaldo - Passeio ao Xures, Lobios, Retransmissor TVE 30.05.2009

Boas, amigos

No passado dia 30.05.2009 (sábado) organizamos o 2º passeio ao Xures com a companhia de grandes amigos do BTT. Passeio ele que no meu entender foi um excelente dia de convivio entre Betetistas de alguns ponto do norte do pais (ex: Maia, V.N.Famalicão, Barcelos e Póvoa de Varzim).
Saida prevista da AS de Viana com alguns minutos de atraso devido ao estriante nesta andanças o meu colega Nuno Leite, jovem este que nunca participou em nenhuma volta com o nosso Grupo mas que se portou muito acima do esperado, rapaz este que adorou o passeio o qual vai repetir muitas mais vezes as voltas cá com a malta. Quero ver o Nuno tambem algumas vezes presente nos nossos domingueiros pois ira gostar dos nossos trilhos aqui pela nossa aldeia. :)


Voltando ao resumo....... Arranque do passeio em Lobios ás 10h30, inicio frenetico para aqueles que não imaginavam o que lhes esperava pois começaram logo a abrir no pedal, mais há frente já depois da calçada romana (Geria Romana) 1ª paragem devido a duas quedas dum amigo da Póvoa, o qual acalmou a frenetismo, mais 5 minutos lá apareçe o resto da malta, aí começou uma subida em alcatrão muito bom para o aqueçimento, eu como me competia acompanhar os 2 elementos novos nestes passeios aqui pelo Geres, acompanhei mais o Nuno e o Joel, para que não rebentassem logo no inicio da grande subida ate ao retransmissor.


Saindo do alcatrão demos entrada no trilho principal, mais á frente 2ª paragem um tiro de caçadeira vindo de não sei onde...... pera acho que não era uma caçadeira :) mas sim um pneu rebentado aberto devido aos calços de travão de um elemento de um outro grupo. Começei a avançar mais um pouco com os mais "lentos" e chegamos a uma zona de riacho e uma casa quase abandonada. Depois de uma reparação do melhor mecânico da zona e arredores arranjou um kit substituição de pneu colocando 2 abraçadeiras selando a possivel saida da camara de ar cá para fora.
Depois de já subirmos uns 360 mt de altura neste paraiso que é o geres saciamo-nos de muita agua fresca, comer umas barritas e aí o nosso novato Nuno Leite saca de pizza em forma de sande e começou a devorá-la, e toda a malta ficou surpreendida.... grande risota...:)





Continuando a volta começou a subir, subir, subir e não para de subir, subir, fonix isto é mesmo alto, começei a avistar ao longe a barragem do Lindoso em Portugal do lado esq. e do lado dir. o trilho do passeio que foi realizado em 2007 também com alguns elementos deste grupo.

É simplesmente fantastico estes cenarios rasgados pela natureza com mistura de cores fantasticas que o solo expoe para nossos olhos. O geres é mesmo assim puro e duro, 10 estrelas eu classifico este local.




Já bem perto dos 1000 mt de altura mais uma paragem para agrupar, sim porque nós preocupamo-nos muito com isto e tentamos sempre juntar os mais rápidos aos mais lentos não alargando muito o espaço entre pessoas. Tentamos sempre um convivio muito bom com todos e como sempre uma das pessoas que faz animar aqui a malta é o Santos, este amigo dá vida a um grupo. ;)





Chegado ao topo fomos maravilhados com toda a paisagem já nos 1150 mt de altura o retransmissor TVE, as vistas pra barragem do Lindoso, Lobios, Rota das Sombras. Enfim um espectaculo.




Hora de Almoço saca o arroz de frango, a feijoada, o peru assado, nada disso, ninguem trouxe nada disto mas sim as sandocas, os rissois, a fruta "fresca" e tambem muita disposição.

Já depois de saciados na barriga e nas vistinhas seguimos para uma boa descida e novamente a subir um novo trilho entramos " o bem conheçido" Extreme GeaPro fizemos parte do percurso ate ao engano ai enganamo-nos pois queriamos ir ate a Portela do Homem mas começamos a descer tanto que acabamos por não conseguir voltar atras. Como a descer todos os santos ajudam todos se juntaram na boa e fomos dar ao riacho com a casa abandonada.


Seguimos mais uns bons trilhos novos e fomos directos ao local de partida aí tive um pequeno furo mas o qual deu para chegar até ao merecido fim.

Fomos até piscina de agua quente e a seguir entramos na agua fria, mas deus que sensação arrepios de prazer devido ao choque termico.



Depois fomos até ao tasco comer umas sandocas de "fêbera" e presunto beber umas loiras e umas colas bem fresquinhas para repor todos os niveis no nosso organismo.
Fomos servidos pelo Burger-King Junior muito simpactico o moçoilo meio tuga meio conho, hehehhe.

Hora de voltar para casa todos relaxados de esta grande aventura que é o geres.
Simplesmente fantastico, adorei.... Abraços a todos aqueles que aceitaram este convite e proporcionaram este grande dia um espectaculo de BTT.

Todas as fotos que tirei disponiveis no Picasa no endereço:
http://picasaweb.google.pt/linhares78/PasseioAoXuresRetransmissorTVE30052009?feat=directlink

Ass: HLinhares

nota: comentem..... fracos ;)